home

PS apresentará alternativas aos cortes cegos na saúde

PS apresentará alternativas aos cortes cegos na saúde

zorrinho_imprensa_.jpgO líder parlamentar do PS insurgiu-se hoje contra as medidas do Governo que visam promover “cortes transversais” na saúde e afirmou que apresentará alternativas que preservem os atuais indicadores de qualidade deste setor.

Carlos Zorrinho falou aos jornalistas a meio de umas jornadas dedicadas ao tema da sustentabilidade da saúde em Portugal – as primeiras de um conjunto de iniciativas temáticas que serão organizadas pela bancada parlamentar socialista.

“Há vida para além do Orçamento. Estamos a analisar de forma empenhada o Orçamento, mas o PS, ao mesmo tempo, está a preparar as alternativas”, começou por apontar o lider do Grupo Parlamentar do PS.

Na perspetiva de Carlos Zorrinho, o setor da saúde em Portugal “tem excelentes indicadores” e possui um nível de universalidade de acesso que é mais prejudicado pelos transportes do que pela oferta.

“Temos consciência das restrições orçamentais. A solução simples é aquela que o Governo tem ensaiado e que passa pela desistência de Portugal em relação aos seus bons indicadores, fazendo cortes transversais, nas maternidades ou ao nível dos transplantes”, criticou.

Neste contexto, Carlos Zorrinho disse que o PS irá opor-se “a esse tipo de cortes, amputando o Serviço Nacional de Saúde”.

“O PS defende a aplicação de novas tecnologias, de novas formas de organização e de novas formas de articulação de recursos, visando que, com menos dinheiro, se mantenha o mesmo nível de serviço”, acrescentou.