“É para nós uma iniciativa legislativa de grande importância”, sublinhou o presidente da bancada socialista no final da reunião da conferência de líderes, explicando que, no dia 21 de dezembro, o projeto será debatido no Parlamento.
Eurico Brilhante Dias salientou que, “ao longo dos anos, estes órgãos de comunicação social têm sido centrais para criar, no estrangeiro, o espírito de comunidade para levar o país àqueles que, sendo portugueses, vivem no exterior”.
“O apoio aos órgãos de comunicação social da diáspora é fundamental”, vincou o líder parlamentar do Partido Socialista, que indicou que o PS escolheu a altura do ano em que muitos emigrantes vêm a Portugal passar o Natal para apresentar o diploma.
“Pensamos que é um contributo muito importante para aproximar os portugueses que vivem no exterior”, defendeu.
Eurico Brilhante Dias recordou quando, no passado mês de setembro, acompanhou o Presidente da República numa visita às comunidades luso-americanas da Califórnia, nos Estados Unidos da América, e pôde comprovar que o trabalho dos diferentes órgãos de comunicação social que “levam o português” aos emigrantes é “muito relevante”, juntando “as comunidades em torno desta realidade muito concreta que é ser português no exterior”.