“As nossas prioridades são as prioridades certas: habitação, saúde, escola pública, cultura e património, investigação e ciência, transportes e mobilidade, qualidade do espaço público onde se faz a cidadania e onde se faz a democracia”, afirmou o Secretário-Geral socialista, durante a apresentação dos candidatos do PS às 14 câmaras municipais do distrito de Beja.
Na ocasião, José Luís Carneiro destacou a relevância do poder local democrático como “a mais importante garantia e o mais importante compromisso com o desenvolvimento económico e social do país”, sublinhando o papel central que os autarcas do PS têm tido na melhoria da qualidade de vida das populações e na coesão territorial, bem como na promoção da igualdade, da justiça social e da liberdade.
Reconhecendo que tem havido “ventos difíceis a circular”, José Luís Carneiro enfatizou, porém, que esses ventos “não têm credibilidade, nem prestígio, nem capacidade para afirmarem uma alternativa ao único esteio do poder local democrático, que é o PS”.
Dirigindo-se aos candidatos no distrito, reafirmou o empenho do partido na valorização do Aeroporto de Beja, assumindo-o como “uma infraestrutura estratégica para a economia de toda a região” e também como um “elemento complementar ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e ao futuro Aeroporto de Alcochete”.
Entre os compromissos assumidos pelo líder socialista está ainda a melhoria das acessibilidades, com a valorização das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, “essenciais para garantir um território mais coeso, atrativo para o investimento e capaz de fixar população e criar emprego qualificado”.
Na sua intervenção, José Luís Carneiro apelou ainda a um envolvimento próximo dos candidatos e das estruturas locais do PS.
“Peço um especial empenhamento no contacto rua a rua, porta a porta, lugar a lugar, junto das pessoas, para levar aos eleitores os valores, as causas e os princípios do Partido Socialista”, disse.
Nas propostas autárquicas socialistas que apostam na continuidade são recandidatos os atuais presidentes de câmara José Efigénio (Alvito), Paulo Arsénio (Beja), António José Brito (Castro Verde), Luís Pita Ameixa (Ferreira do Alentejo), Mário Tomé (Mértola), Álvaro Azedo (Moura), Hélder Guerreiro (Odemira) e Marcelo Guerreiro (Ourique).
Em Aljustrel, volta a candidatar-se Nelson Brito, que liderou o município entre 2009 e 2021, e em Almodôvar, a aposta do partido é Ana Carmo.
Nos concelhos onde o PS está na oposição, foram apresentando os candidatos socialistas Bela Filipe (Barrancos), Francisco Orelha (Cuba), Francisco Picareta (Serpa) e Ricardo Bonito (Vidigueira).