home

PS apoia Palestina nas Nações Unidas

PS apoia Palestina nas Nações Unidas

O Partido Socialista expressou hoje solidariedade para com as vítimas dos conflitos na Faixa de Gaza e manifestou desejo de que o processo eleitoral que se aproxima decorra sem qualquer condicionamento da liberdade de escolha.

O Secretário Nacional para as Relações Internacionais e Cooperação, João Assunção Ribeiro, falou esta tarde, através de telefone, com Colette Avital, Secretária Internacional do Partido Trabalhista israelita, e com Abdallah Abdallah, da Fatah.

O principal objectivo do telefonema foi transmitir a posição do PS sobre o lugar da Palestina nas Nações Unidas.

“O Partido Socialista apoia a pretensão palestiniana para estatuto de Estado-observador das Nações Unidas. Já transmiti essa posição do Partido ao Ministro dos Negócios Estrangeiros português, aos trabalhistas israelitas e à Fatah. O PS é a favor da solução de dois estados, onde israelitas e palestinianos vivam em segurança. Este reconhecimento reforçará institucionalmente as forças moderadas da Palestina”, explica João Assunção Ribeiro.

Através destes contactos, o Secretário Nacional do PS expressou “solidariedade para com todas as vítimas de todos os ataques que nos impressionaram nos últimos dias” e reconheceu o direito de defesa de Israel”, manifestando ainda a “necessidade de proporcionalidade por parte das forças israelitas”.

O Secretário Nacional do PS afirmou ainda que tudo deve ser feito para dar força institucional às forças moderadas de ambos os lados.

“Infelizmente, as forças radicais de ambos os lados tentam transformar o processo eleitoral democrático que se aproxima num momento antidemocrático, condicionando a liberdade de escolha através da intimidação e do escalar da violência”, sublinha João Ribeiro.