home

PS alerta que aumento do IVA na restauração vai gerar desemprego e evasão fiscal

PS alerta que aumento do IVA na restauração vai gerar desemprego e evasão fiscal

duarte_800.jpgO PS lamentou hoje o aumento do IVA no sector da restauração, alertando que esta medida pouco reflectida por parte do Governo terá graves repercussões na economia, nomeadamente aumento de desemprego, falências e fuga aos impostos.   

Depois de a maioria parlamentar de direita ter aprovado o aumento do IVA aplicado à restauração de 13 para 23 por cento e ter rejeitado as propostas da oposição contra esse aumento, o deputado socialista Duarte Cordeiro, numa declaração aos jornalistas, referiu que “o PS até à última procurou consciencializar o Governo de que esta medida vai ter efeitos muito negativos na economia”, porque que “são postos de trabalho que vão ser destruídos, empresas que vão à falência”.

Segundo Duarte Cordeiro, este aumento do IVA “foi alvo de pouca reflexão” por parte do Executivo PSD/CDS-PP. E isto porque, frisou, “deveria ter existido maior reflexão da parte do Governo. Ela não existiu. Inúmeras entidades na área da restauração, na área do turismo, procuraram sensibilizar o Governo”.

Face a este aumento, o PS considera que, infelizmente, “vai ser muito difícil o sector resistir a um aumento tão significativo” e “Portugal ficará numa situação muito difícil do ponto de vista da competitividade, porque o sector do turismo vai ser afectado, os preços vão aumentar”.

“Acreditamos que nos vamos tornar no país com a taxa de IVA da restauração maior de todas. E tudo isto do ponto de vista económico não faz sentido”, disse, acrescentando que sobre esta matéria “o cálculo foi feito apenas do lado das finanças e mesmo assim achamos que os impactos positivos das receitas vão acabar por ser muito pequenos quando comparados com todos os efeitos negativos também na área fiscal”.

O deputado socialista defendeu ainda que como consequência do aumento do desemprego “as despesas sociais vão aumentar” e “muito provavelmente vai aumentar a evasão fiscal” também.