À entrada para a reunião da Comissão Política Nacional do partido, realizada esta terça-feira, na sede nacional do PS, em Lisboa, e dedicada à análise dos resultados das eleições presidenciais, José Luís Carneiro manifestou a expectativa de que o novo Chefe do Estado contribua para que o executivo de Luís Montenegro reveja o posicionamento pouco dialogante que tem mantido e passe a acolher propostas que os socialistas têm apresentado em diversas áreas essenciais.
A vitória eleitoral de António José Seguro, frisou o líder do PS, abre “uma nova oportunidade para reforçar o diálogo institucional e promover respostas concretas às preocupações dos portugueses”.
“Espero agora que, com o contributo que o futuro Presidente da República recentemente eleito e que tomará posse no dia 9 de março, o Governo possa responder às propostas que o PS tem vindo a fazer ao longo destes meses”, disse o líder socialista aos jornalistas, sublinhando que a ausência de convergência política em várias matérias não decorre de falta de disponibilidade do partido para o entendimento.
Pelo contrário, recordou, “o PS tem apresentado ao Governo, em diferentes momentos, soluções concretas para responder aos desafios do país”.
Ao recordar a recente campanha para as eleições presidenciais, José Luís Carneiro destacou que António José Seguro se apresentou como um defensor do diálogo institucional e de uma atuação moderadora orientada para o bem-estar e para o desenvolvimento do país, salientando que essa visão converge com a posição que o PS tem defendido, ao apelar ao Governo para uma maior concertação em torno do interesse nacional.
O Secretário-Geral socialista fez ainda notar que a separação de poderes constitui um pilar essencial do regime democrático e que o Presidente da República precisa exercer as suas competências com independência e em representação de todos os portugueses, sem que tal inviabilize o desempenho de um papel facilitador de entendimentos políticos em matérias estruturais para a vida dos cidadãos.
PS mantém rumo firme como alternativa de Governo
Quanto ao desfecho eleitoral do passado dia 8, José Luís Carneiro assinalou que a expressiva concentração dos votos no candidato apoiado pelo PS representa um momento de afirmação dos valores constitucionais e democráticos,
Reafirmou, assim, que a inequívoca vitória de António José Seguro traduz o reconhecimento de um projeto político assente no humanismo e na defesa das instituições.
“Para ter os resultados que teve, os resultados mais expressivos de sempre, recebeu votos de todos os quadrantes políticos ou partidários”, vincou.
De seguida, reiterou o posicionamento dos socialistas neste novo quadro político, José assegurando que “o PS continuará a assumir-se como principal alternativa governativa, comprometida com soluções credíveis e orientadas para as necessidades reais dos cidadãos”.
“O Partido Socialista tem o seu caminho, tem as suas opções e não deixará de ser aquilo que deve ser, que é líder da oposição e que é capaz de afirmar uma alternativa credível de Governo e de resposta às preocupações que as pessoas têm”, rematou.