home

PS acusa PSD de falta de honestidade política e credibilidade

PS acusa PSD de falta de honestidade política e credibilidade

O porta-voz do PS, João Tiago Silveira, afirmou em conferência de imprensa, que a política de verdade do PSD não tem honestidade política nem credibilidade, e considerou inaceitável que Manuela Ferreira Leite negue a existência de asfixia democrática na Madeira.

“Na política de verdade do PSD não há credibilidade nem honestidade política. É que hoje a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, na Madeira, disse que o Governo Regional da Madeira é exemplar e que é um Governo onde não existe asfixia democrática”, afirmou João Tiago Silveira, que a partir das declarações proferidas pela líder social-democrata na Madeira, concluiu que, para Manuela Ferreira Leite, o tema da asfixia democrática “tem dias”.

João Tiago Silveira apontou depois vários casos polémicos ocorridos na Madeira em termos de respeito pelas liberdades públicas, como o subsídio de 4,6 milhões de euros ao Jornal da Madeira por parte do Governo Regional; o deputado do PND que foi impedido de entrar na Assembleia Legislativa e a não inclusão da Assembleia Legislativa no programa oficial de visita do Presidente da República a esta Região Autónoma.

Os restantes casos ocorridos na Madeira apontados por João Tiago Silveira foram os insultos a deputados da oposição no parlamento regional, o facto de o PSD/Madeira ter interditado a presença de jornalistas no seu congresso  e as críticas de Alberto João Jardim RTP-M, considerada “uma televisão colonial”.

O porta-voz do PS defendeu que a líder do PSD tem de esclarecer se estes são ou não para si casos de asfixia democrática na Madeira. “O PS já sabia que falar muito em asfixia democrática servia sobretudo s propósitos do PSD de evitar discutir propostas concretas e os problemas reais do país. Também já sabíamos que a política de verdade era só às vezes”.

Segundo João Tiago Silveira, na sequência das declarações de Manuela Ferreira Leite na Madeira, ficou-se igualmente a saber que o tema “da suposta e falsa asfixia democrática em Portugal também tem dias” pois ” nem todos os dias a Dr.ª Manuela Ferreira Leite diz o mesmo”.

O porta-voz do PS sublinhou ainda que “todos estes casos demonstram que a política de verdade e a asfixia democrática é só quando dá jeito. Só quando dá jeito [ao PSD] não falar de programas, de propostas, levantando-se então insinuações”.