home

PS acusa PCP e PSD de irresponsabilidade pela revogação de limpeza pelos municípios

PS acusa PCP e PSD de irresponsabilidade pela revogação de limpeza pelos municípios

“Estão a assumir um grave risco. Achamos que a votação do PCP e do PSD é uma irresponsabilidade”. A análise é do deputado socialista Fernando Rocha Andrade que se insurgiu contra a aliança PSD/CDS na aprovação do projeto de lei que revoga o prazo atribuído às autarquias para assegurarem a limpeza em caso de incumprimento dos proprietários. “Dá um sinal contrário ao que parecia ser uma vontade do país de prevenção dos incêndios", alertou.
Filhos protegidos em casos de segundo casamento

O parlamentar falava depois da aprovação na generalidade de dois projetos de lei do PCP sobre faixas de gestão de combustível florestal, um dos quais que revoga o prazo atribuído às autarquias para assegurarem a limpeza em caso de incumprimento dos proprietários. Os dois projetos lei dos comunistas, que mereceram a aprovação do PCP, PSD e Partido Ecologista Os Verdes (PEV), os votos contra do PS e PAN e abstenção do BE e CDS-PP, vão agora baixar à comissão da Agricultura e Mar para serem discutidos na especialidade, voltando depois ao plenário para votação final global.
Mas para Rocha Andrade mesmo esta aprovação é lamentável e representa um retrocesso. “É um mau sinal porque sinaliza aos municípios que este dever pode extinguir-se. Estes trabalhos realizavam-se nesta altura e até maio”, defendeu Rocha Andrade. O socialista disse esperar que “até à votação final global haja um arrepiar de caminho dos partidos que votaram a favor”.
Segundo um dos projetos de lei aprovados na sexta-feira, as autarquias deixam de ter prazo para se substituírem aos proprietários incumpridores e também de serem penalizadas nas transferências de verbas do Estado.
No total, a Assembleia da República aprovou 17 dos 24 diplomas sobre prevenção e combate aos incêndios florestais hoje discutidos em plenário, sendo a maioria recomendações ao Governo.