home

PS acusa Governo de iludir portugueses com anúncios sobre política energética

PS acusa Governo de iludir portugueses com anúncios sobre política energética

O Partido Socialista acusou o Governo iludir os portugueses e de os “bombardear” com anúncios sobre política energética.

No final da reunião do Secretariado Nacional, Jorge Seguro Sanches defendeu que “a vida dos portugueses não é uma agência de comunicação” e criticou o governo por fazer “anúncios de terror” e de “jogar com as expetativas das pessoas na praça pública”. O resultado, sublinhou o Secretário Nacional do PS, é o aumento da incerteza por parte dos portugueses e das empresas.

“Os portugueses foram, nos últimos dias, bombardeados com notícias que têm a ver com medidas positivas. Mas são apenas anúncios, não são mais nada, porque se o Governo quisesse na verdade concretizar medidas positivas na área da energia tinha feito aquilo que o PS pede há mais de três anos e que o próprio Governo já aceitou na Assembleia da República”, afirmou, dando depois como exemplo a criação “de uma rede de combustíveis 'low cost' [de baixo custo]”.

Jorge Seguro Sanches vincou que “o Governo avançou agora com uma medida sobre preços de referência ao nível dos combustíveis”, mas que “o PS quer mais do que isso – quer que sejam os consumidores a poder escolher qual o tipo de combustível a consumir”.

Neste contexto, o Secretário Nacional do PS reiterou a defesa dos socialistas a favor do fim da dupla tributação (entre Espanha e Portugal) do gás natural e frisou que o PS entende que o alargamento da tarifa social da eletricidade “é uma medida que urge ser colocada em prática”.

“Mas não basta falarmos que amanhã serão cem mil ou 500 mil as famílias com tarifa social. É preciso ter medidas e concretizá-las”, afirmou.