home

PS acusa Governo de estar a criar uma «máquina destruidora de emprego»

PS acusa Governo de estar a criar uma «máquina destruidora de emprego»

O PS avisou hoje o Governo que, se nada fizer, Portugal poderá seguir o caminho da Grécia e Espanha nos níveis de desemprego e acusou o Executivo de estar a criar uma “máquina destruidora de emprego”.

Perante os dados revelados pelo Eurostat (Portugal continua a registar uma subida da taxa de desemprego, que em abril se fixou nos 15,2 por cento), Miguel Laranjeiro referiu que “300 portugueses continuam a ir, por dia, para a situação de desemprego, dos quais 200 são jovens”.

“Até que ponto é preciso chegar o desemprego para que o Governo tome uma atitude e adote medidas de combate? O Governo está a criar uma máquina destruidora de emprego que tem consequências brutais na vida dos cidadãos”, atacou o deputado socialista.

Miguel Laranjeiro desafiou o Governo a especificar que medidas concretas e diferentes tenciona adotar para combater “este drama do desemprego”.

“Estamos a bater recorde em cima de recorde todos os meses”, observou.

Interrogado se Portugal poderá atingir números idênticos aos de Espanha e Grécia, Miguel Laranjeiro referiu que, “se nada for feito, esse parece ser o caminho, porque todos os meses há um aumento progressivo do desemprego”.

“Infelizmente, não há qualquer atitude pró-ativa do Governo no sentido de combater este flagelo. Pelo contrário, todas as medidas contribuem para um agravamento do desemprego, basta atentar-se à questão do aumento do IVA da restauração”, lamentou.

O dirigente do PS declarou ainda que, embora ninguém deseje que Portugal siga o caminho de Espanha e Grécia, “mesmo as previsões da OCDE para 2013 preveem um aumento contínuo até ao quarto trimestre desse ano”.

“E que resposta tem o Governo? Até agora nenhuma!”, disse.