home

PS acusa Governo de delapidar interesse nacional no caso dos Estaleiros de Viana do Castelo

PS acusa Governo de delapidar interesse nacional no caso dos Estaleiros de Viana do Castelo

O deputado socialista Jorge Fão sustenta que o despedimento coletivo dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo é “inaceitável”.

Depois de ontem o Governo ter sido anunciado o despedimento de mais de 600 trabalhadores dos ENVC, Jorge Fão deixa uma crítica: “Este é um final desastroso que não acautela a continuidade da empresa e delapida o interesse nacional”.

O deputado eleito pelo círculo de Viana do Castelo considera que o Governo tem, em relação aos Estaleiros de Viana do Castelo, um “péssimo trabalho para apresentar”.

Jorge Fão diz estar convencido de que “a construção naval nacional considera o ministro da Defesa 'persona non grata', porque aniquila e desativa o único estaleiro naval existente em Portugal”.

O deputado socialista salienta que todo o processo foi desenvolvido, sobretudo a parte final referente à subconcessão, com “uma total falta de transparência, sem articulação com os atores políticos locais, causando uma catástrofe para a economia da região do país”.

“Se tanto falamos da necessidade de uma aposta para o mar, digo que a construção naval foi aqui muito mal tratada. O único estaleiro naval que em Portugal faz construção naval é pura e simplesmente encerrado, o conhecimento e a experiência dos trabalhadores são dispensados em nome de uma solução de futuro incerto”, criticou.

“Quero dizer que não esqueceremos nem perdoaremos mais ao PSD e ao CDS o resultado que apresenta para os ENVC”, concluiu.