home

PS/Açores: XVIII Congresso lança combate pelo futuro da Região

PS/Açores: XVIII Congresso lança combate pelo futuro da Região

O XVIII Congresso Regional do PS/Açores arranca esta sexta-feira, na cidade da Horta, com a sustentabilidade da autonomia e a coesão regional como temas fortes, assumindo o compromisso de um PS proactivo e liderante para o futuro dos Açores e dos açorianos.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
XVIII Congresso PS/Açores

O presidente dos socialistas açorianos, Vasco Cordeiro, reeleito para novo mandato, leva a debate e votação, pelos congressistas, a Moção de Estratégia Global ‘Um Combate pelo Futuro dos Açores! Sustentabilidade e Coesão’, coordenada por Berto Messias, propondo aos açorianos “um PS que seja proactivo e liderante, que esteja próximo, que tenha maior capacidade de diálogo e que tenha maior capacidade de concertação”.

Para o líder do PS/Açores, a reunião magna dos socialistas açorianos é também um momento importante para analisar, dissecar e debater, “sem qualquer tipo de complexo”, o resultado das últimas eleições regionais, nas quais o PS foi o partido mais votado, mas não renovou a maioria absoluta, não conseguindo formar governo, por forma a voltar a recuperar a confiança dos açorianos e afirmar-se como um partido “capaz de mudar quem se deixou contaminar pela inércia e pelo imobilismo”.

Vasco Cordeiro destacou, neste sentido, que a moção de estratégia política do PS pretende “abordar os desafios que se colocam ao futuro da região” e que não estão representados pelo atual executivo de direita (PSD/CDS-PP/PPM), que “não é pelo futuro dos Açores”, mas antes um mero “governo de oposição ao passado” socialista.

Na apresentação das linhas gerais da moção que será debatida no Congresso, o presidente do PS/Açores apontou à “definição de uma estratégia de eficiência competitiva”, que deve “elencar as mais-valias naturais de recursos e as vantagens competitivas de cada uma das ilhas”.

Advogando, também, que o turismo tem “capacidade para crescer”, o líder socialista considerou, contudo, que é “necessário pensar mais além” para melhorar a “remuneração e a qualidade do emprego” no setor, que não deve ser tido “como o alfa e ómega” do desenvolvimento da Região.

“Políticas como a educação, a cultura, o combate à pobreza e à exclusão social têm uma componente fundamental, mas todas essas políticas devem ser orientadas sob um chapéu único. É por isso que defendemos uma agenda para a valorização do capital humano”, afirmou.

“Esta moção é sobre o futuro dos Açores”, vincou Vasco Cordeiro.

O XVIII Congresso do PS/Açores vai decorrer entre esta sexta-feira e domingo, na cidade da Horta, Ilha do Faial, estando o programa dos trabalhos disponível aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS