home

PS/Açores quer reforçar apoios a trabalhadores em ‘lay-off’ na Região

PS/Açores quer reforçar apoios a trabalhadores em ‘lay-off’ na Região

O Grupo Parlamentar do PS/Açores avançou com uma proposta de complemento regional aos trabalhadores abrangidos pelo regime do 'lay-off' simplificado, "para garantir mais apoios e compensar as perdas de rendimentos dos açorianos abrangidos por este regime, na sequência da Covid-19”, adiantou o deputado Carlos Silva, que apresentou a proposta entregue na Assembleia Legislativa dos Açores.
PS/Açores quer reforçar apoios a trabalhadores em 'lay-off' na Região

“O complemento proposto pelo PS/Açores representa mais um apoio dirigido aos trabalhadores açorianos e abrange os salários a partir do segundo mês em ‘lay-off’, que registem uma perda da remuneração mensal base superior a 10%”, explicou o parlamentar socialista, considerando que esta é uma proposta “equilibrada, justa e, principalmente, exequível no âmbito de uma gestão responsável e rigorosa do erário público”.

Carlos Silva considera que “face às consequências económicas e sociais que se estão a viver, e que se vão continuar a sentir nos próximos tempos, nomeadamente ao nível da perda de rendimento para milhares de trabalhadores e respetivas famílias”, e apesar das várias medidas “que o Governo dos Açores tem implementado, dia após dia, para minorar os efeitos sociais e económicas desta pandemia”, é importante garantir “este apoio direto aos trabalhadores que estão em regime de ‘lay-off’, para compensar a perda de rendimentos”.

“A saúde pública e a manutenção dos postos de trabalho foram, e continuam a ser, uma prioridade para o Partido Socialista dos Açores, mas neste processo de retoma, gradual, da economia, é possível reforçar os apoios aos trabalhadores, de uma forma equilibrada e justa, abrangendo todos os salários e não apenas os mais baixos”, acrescentou o deputado socialista.

Executivo já pagou 6,5ME em apoio direto a mais de 10 mil trabalhadores

No âmbito das medidas de proteção ao emprego e atividade económica na Região, o Governo dos Açores fez saber, entretanto, que já efetuou o pagamento de 6,5 milhões de euros às empresas para apoiar os vencimentos de abril, medida que abrangeu mais de 10 mil trabalhadores.

De acordo com nota do executivo socialista, “apenas duas semanas após o fim do prazo para submissão de candidatura, 93% dos 1.879 processos já foram concretizados, abrangendo o apoio direto ao vencimento de 10.425 trabalhadores açorianos”.

“No espaço de duas semanas, não só foram analisados, como foram processados e pagos pelo Governo Regional os apoios previstos a 1.747 empresas, no montante global de 6,5 milhões de euros”, acrescenta.

A medida Antecipação de Liquidez, criada pelo executivo regional, tem como objetivo a garantia da manutenção dos postos de trabalho e rendimentos das famílias açorianas, contemplando um apoio financeiro correspondente a 90% do salário mínimo regional por cada trabalhador, sob a forma de apoio a fundo perdido, desde que as empresas mantenham 100% do emprego até ao final do ano.