PS/Açores pronto para o desafio das autárquicas
“Desta reunião da Comissão Regional, fica a certeza de que o Partido Socialista está pronto para este combate, está pronto para este desafio com a escolha de todos os candidatos às câmaras municipais dos Açores”, evidenciou Vasco Cordeiro, acrescentando que “a escolha de todas as candidaturas às próximas eleições deve ter por base critérios rigorosos”.
O líder dos socialistas açorianos referiu, depois, que “o objetivo do Partido Socialista é, para já, o de construir os melhores projetos para servir as populações de cada um dos concelhos da nossa Região. É o de ser capaz de transmitir, o melhor possível, às populações, as nossas ideias, as nossas propostas, aquilo que queremos fazer, aquilo que queremos alcançar e efetivamente submeter à votação das pessoas essas propostas”.
“Temos confiança na qualidade do trabalho que tem sido desenvolvido a esse nível e temos confiança na capacidade de construção de projetos ganhadores”, reforçou o presidente do PS/Açores.
Sob proposta do Secretariado de Ilha de S. Jorge, a Comissão Regional retificou a decisão de não apresentar candidatura à autarquia da Calheta e declarar o apoio do Partido Socialista ao “Movimento Independente”, que atualmente tem a responsabilidade de gestão dessa câmara municipal.
“Nós estamos convencidos que também desta forma o Partido Socialista dá um contributo claro, transparente, desassombrado, sem complexos quanto à forma como se posiciona nesta abordagem”, adiantou Vasco Cordeiro, acrescentando que o movimento de independentes “está a fazer um trabalho meritório e que por isso deve ser apoiado”.
“Por aqui também se comprova que o partido não tem esta perspetiva de domínio, de propriedade, e se, efetivamente, nós temos um concelho como é o caso da Calheta de S. Jorge em que um movimento de independentes desempenha as suas funções de forma positiva, não temos qualquer tipo de problema em declarar o apoio a essa candidatura”, explicou.
O presidente do PS/Açores destacou também o atual momento que se vive na “nossa Região”, enumerando alguns dos indicadores “quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista social, que se revelam, cada vez, com mais consistência, com mais sustentabilidade”.
A Comissão Regional aprovou igualmente um voto de saudação e de congratulação ao presidente honorário do PS/Açores e presidente do PS, Carlos César, pela sua recente eleição como vice-presidente da Internacional Socialista (IS) e membro do “Presidium” durante o congresso desta organização, que decorreu no início de março, em Cartagena, na Colômbia.
“Recordo que em Portugal só figuras como Mário Soares, António Guterres fizeram parte dos mais elevados órgãos de decisão política da IS e julgamos que é motivo de orgulho para os Açores e certamente motivo de orgulho para todos os socialistas açorianos o facto de o residente honorário do PS/Açores, um açoriano, um socialista, ter sido eleito para exercer este cargo”, destacou Vasco Cordeiro.
O Partido Socialista parte para as eleições autárquicas deste ano com a presidência da maioria das câmaras municipais dos Açores, traduzindo uma presença muito significativa ao nível do poder local.
Estes são os candidatos do PS às eleições autárquicas nos Açores:
Vila Nova do Corvo – José Silva
Santa Cruz das Flores – José Carlos Mendes
Lajes das Flores – Luís Maciel
Horta – José Leonardo
Madalena do Pico – Jorge Pereira
São Roque do Pico – Mark Silveira
Lajes do Pico – Roberto Silva
Santa Cruz da Graciosa – Manuel Avelar
Angra do Heroísmo – Álamo Meneses
Praia da Vitória – Tibério Dinis
Ponta Delgada – Vítor Fraga
Ribeira Grande – Fernando Sousa
Nordeste – Carlos Mendonça
Povoação – Pedro Melo
Vila Franca do Campo – Ricardo Rodrigues
Lagoa – Cristina Decq Mota
Vila do Porto – João Braga
Velas de São Jorge – André Rodrigues