home

PS/Açores lembra defesa intransigente da região e dedicação à causa pública

PS/Açores lembra defesa intransigente da região e dedicação à causa pública

“Um Açoriano de corpo inteiro, que se dedicou apaixonadamente à causa pública e que, com a sua inteligência, cultura, perspicácia e argúcia serviu intransigentemente os Açores e os Açorianos ao longo dos últimos anos”. Assim recorda o PS/Açores, em comunicado, a memória de André Bradford, considerando que “a sua morte prematura constitui uma perda irreparável para a sua família, para os seus amigos e para todos os socialistas açorianos”.
PS/Açores lembra defesa intransigente da região e dedicação à causa pública

“Ao longo do seu percurso político, André Bradford soube honrar a missão que lhe foi confiada pelos Açorianos, que desde 2004 o elegeram para deputado à Assembleia Legislativa dos Açores. Como dirigente político, e no exercício de diversas funções, André Bradford foi um acérrimo defensor da coesão regional, valorizando, em simultâneo, a identidade específica de cada uma das nossas ilhas, as quais, aliás, conhecia profundamente.

André Bradford foi um paladino da democracia açoriana, um orador de excelência, para quem o confronto de ideias era fator de enriquecimento do debate público indispensável na procura das melhores soluções para o futuro dos Açores e para os desafios que os açorianos enfrentam como povo.

Enquanto líder parlamentar do PS/Açores, cargo que assumiu na legislatura iniciada em 2016, André Bradford pugnou pela ideia de uma Região verdadeiramente coesa, valorizou a identidade especifica de cada uma das nossas ilhas e manteve sempre uma postura franca e aberta de diálogo com as várias forças políticas.

Foi intransigente na defesa dos interesses e dos direitos dos Açorianos quando desempenhou as funções de Assessor do Presidente do Governo Regional dos Açores, primeiro para a Cooperação Externa, depois para os Assuntos Políticos, função que desempenhou até 2008.

No seu desafio mais recente, ao ser eleito deputado ao Parlamento Europeu, André Bradford assumiu a responsabilidade de ser a voz dos Açores na Europa, de representar todos e cada um dos açorianos das nossas nove ilhas, reivindicando o que é de direito dos Açores e promovendo as potencialidades da nossa Região junto da Europa.

Dotado de uma inteligência ímpar, André Bradford serviu inúmeras causas Açorianas, promoveu denodadamente os valores maiores da Democracia e da Autonomia dos Açores, quer enquanto político quer enquanto jornalista, profissão que abraçou em jornais nacionais e nos Açores.

Nesta hora de profunda tristeza, o presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro expressa, em nome de todos os socialistas açorianos, as mais sentidas condolências à sua família e aos seus amigos”, refere o comunicado.

Parlamento unânime na aprovação de voto de pesar

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um voto de pesar conjunto apresentado por PS e PSD pela morte do eurodeputado socialista André Bradford.

O voto foi elaborado pelos cinco deputados eleitos pelos Açores (três do PS e dois do PSD): encabeçado pelo líder parlamentar socialista e ex-presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, o voto é depois subscrito pelos deputados Lara Martinho (PS), João Castro (PS), Berta Cabral (PSD) e António Ventura (PSD).

No voto, a que se associou o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, refere-se que André Bradford, de 48 anos, tinha “uma vida de entrega e empenhamento cívicos”.

“O seu desaparecimento, em condições tão súbitas e inesperadas, deixa a maior consternação em todos quantos o conheceram e junto do povo açoriano em geral. Constitui uma perda irreparável para a sua família, para a sua mulher, Dulce, e para os seus filhos, o mais novo dos quais com apenas dois anos”, aponta-se no voto de pesar.

Os deputados consideram que André Bradford “distinguiu-se, sempre, pelas suas qualidades de afabilidade, inteligência e de oratória, associadas a uma formação cultural e pessoal de grande exigência ética”.

“O seu contributo para o seu partido, para a qualidade do debate político, para a democracia e para a valorização da autonomia política açoriana é, por todos, reconhecido e elogiado. A Assembleia da República partilha, assim, a tristeza pelo falecimento de André Bradford, manifestando o maior pesar e a solidariedade para com a sua família, os seus amigos, os açorianos em geral e os seus colegas no Parlamento Europeu”, acrescenta-se.