Após a intervenção de abertura do presidente do PS/Açores e líder parlamentar, Vasco Cordeiro, os socialistas promovem diversas reuniões setoriais com empresas, associações, organizações de apoio social e outras entidades, numa postura de proximidade e diálogo com as organizações que desenvolvem atividades diariamente naqueles concelhos.
Para além de prestar cumprimentos aos presidentes dos dois municípios, os socialistas irão também reunir com os autarcas de freguesia daqueles concelhos, assim como com diversas associações, entidades e empresas da região.
A respeito de coesão territorial, Vasco Cordeiro defende três núcleos essenciais de medidas, começando por medidas de acesso a políticas públicas de Saúde, de Educação, do Apoio Social à infância, à terceira idade, aos cidadãos com deficiência, como aquelas que o PS/Açores já concretizou, quando esteve no Governo Regional.
O presidente do PS/Açores entende, de igual forma, que as acessibilidades não se podem ficar apenas pela vertente física, aérea ou marítima, mas incluir igualmente o domínio digital, no sentido de criar condições para aproveitar em pleno a afirmação global dos Açores, com formação e qualificação do capital humano, fixando-o nos nossos territórios.
Vasco Cordeiro defende também a necessidade de apostar em políticas de desenvolvimento económico, onde se inclui o investimento público e privado, criando mecanismos que promovam a recuperação e a convergência de todas as ilhas dos Açores.