home

PS/Açores apresenta lista “preparada, competente e capaz”

PS/Açores apresenta lista “preparada, competente e capaz”

O PS/Açores aprovou este sábado, por “unanimidade e aclamação”, a lista de candidatos pelo respetivo círculo eleitoral às eleições à Assembleia da República. Uma lista que, de acordo com o presidente dos socialistas açorianos, Vasco Cordeiro, se apresenta “preparada, competente e capaz para os desafios que na Assembleia da República se colocarão, de defesa dos Açores, dos açorianos e da nossa Autonomia”.
PS/Açores apresenta lista “preparada, competente e capaz”

A lista agora aprovada é encabeçada por Isabel Rodrigues, 54 anos, licenciada em Direito, e que desde 2016 desempenha funções de presidente do Comissariado dos Açores para a Infância. Foi Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, entre 2014 e 2016, do XI Governo dos Açores e deputada à Assembleia Legislativa da Região, pelo círculo eleitoral de S. Miguel, nas IX e X Legislaturas (2008-2012 e 2012-2014).

Em segundo lugar surge a atual deputada à Assembleia da República Lara Martinho, independente, 40 anos e licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, com Mestrado em Relações Internacionais e um Master in Business Administration. Eleita em 2015, é, atualmente, vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, vice-Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Estados Unidos da América, entre outros.

Eleito também em 2015 pelo círculo eleitoral dos Açores, João Castro volta a ser candidato à Assembleia da República. Com 48 anos, licenciado em Educação Física e Desporto, com um Mestrado em Gestão do Desporto, o atual deputado é coordenador do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Comissão de Agricultura e Mar e vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Canadá.

Integram ainda a lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral dos Açores, como independentes, os nomes de Maria Isabel Góis Teixeira, pela ilha de São Jorge; Sofia Ávila de Lima, por São Miguel; Vasco Henrique Paulos, pela ilha do Pico, e Maria Gabriela Santos, pela ilha Graciosa. Em oitavo lugar surge Joana Pombo Tavares, por Santa Maria, seguida de Fábio Augusto Pereira Alves, pela ilha das Flores, e Óscar Manuel da Rocha, pelo Corvo.

Composta por personalidades com experiência política e com resultados concretos alcançados em benefício dos Açores e dos açorianos, a composição da lista traduz-se numa representação de 60% de mulheres e 40% de homens, 50% de independentes e 50% de militantes no Partido Socialista, e com uma taxa de renovação de 60% nos efetivos e que sobe para 70% nos suplentes. A média de idades situa-se nos 43 anos.

Ainda durante a reunião, a Comissão Regional saudou Carlos César pelo seu percurso e contributo ao longo dos últimos 40 anos: “Um trabalho que tem algumas constantes, de determinação, de empenho, de capacidade de trabalho, de serviço, mas que tem sobretudo uma constante ao longo desses mais 40 anos que para nós é particularmente relevante. Essa constante é os Açores. Foi neste percurso político uma ideia, uma realidade bem presente nas motivações, no trabalho e nos resultados de Carlos César”, afirmou o presidente do PS/Açores.