home

PS/Açores a trabalhar a bom ritmo para ganhar as autárquicas na Região

PS/Açores a trabalhar a bom ritmo para ganhar as autárquicas na Região

Confiante numa vitória socialista nos Açores nas próximas eleições autárquicas, Francisco César aponta janeiro de 2025 como prazo limite para a definição de todas as candidaturas do PS às câmaras municipais da Região.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Em declarações aos jornalistas proferidas após a reunião da Comissão Regional do Partido, que decorreu este sábado, em Ponta Delgada, o líder dos socialistas açorianos avançou que “objetivo do ponto de vista das autárquicas é, naturalmente, o PS ter uma boa votação e ganhar as eleições”.

De acordo com o presidente do PS/Açores, o trabalho que está a ser feito com vista à vitória na próxima contenda eleitoral “já está bastante adiantado” e a desenvolver-se “com base naquilo que tem a ver com as competências de cada órgão do PS”.

“Estamos a ouvir as estruturas, as estruturas estão a fazer auscultação, nalguns casos já têm candidato proposto, irão fazer essas propostas às estruturas de ilha e as estruturas de ilha, no seu tempo, irão fazer chegar essas candidaturas aos órgãos regionais, que irão fazer essa apreciação”, explicou César, reiterando como meta que, “no final deste ano, princípio do próximo, ou seja, provavelmente no mês de janeiro, todas as candidaturas às câmaras estejam materializadas e em condições de avançar”.

No caso da candidatura ao município de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, que é atualmente liderado pelo PSD, o dirigente socialista assinalou haver “várias opções internas e externas”.

Neste ponto, referiu que o PS está a avançar no sentido de fazer um diagnóstico rigoroso do que é preciso em cada caso concreto e para fazer uma escolha do “melhor candidato” e obter “o melhor resultado”.

Frisando que as escolhas não são feitas pelo presidente do PS/Açores individualmente, Francisco César disse que tudo passa por “um processo”.

“E o processo deve ser o mais democrático possível, ouvindo as estruturas, a estrutura local, nomeadamente de Ponta Delgada, ouvindo a estrutura de ilha e, naturalmente, ouvindo os órgãos do partido e decidir”, resumiu, para de imediato deixar claro que, “quando for necessário decidir, decidimos”.

Depois, indicou que o processo de escolha da candidatura para a liderança do município de Ponta Delgada, o maior dos Açores, “está a ser feito, ouvindo todos aqueles que têm opinião para dar, todos aqueles que se propuseram ser candidatos”.

“Se for necessário, se forem esses candidatos que estão em melhores condições, obviamente serão estes os candidatos à Câmara de Ponta Delgada”, admitiu, assegurando ainda que no PS, “nunca ninguém poderá ser excluído”, mas também que ninguém será escolhido “para que fique satisfeito”.

O Partido Socialista lidera atualmente oito de 19 autarquias da Região Autónoma dos Açores: Vila Franca do Campo, Lagoa, Povoação, Vila do Porto, Lajes do Pico, Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores e Corvo.

ARTIGOS RELACIONADOS