home

Proposta do PS para que mais portugueses fiquem isentos de taxas moderadoras

Proposta do PS para que mais portugueses fiquem isentos de taxas moderadoras

O secretário-geral do Partido Socialista anunciou hoje que vai apresentar no parlamento uma proposta de revisão do conceito de família para tornar mais justo o regime de isenção das taxas moderadoras da Saúde.

“Governo já prolongou por duas vezes o prazo de pedido de isenção e, neste momento, segundo os números do próprio Governo, não passam de 3,7 milhões os portugueses que estão isentos do pagamento de taxas moderadoras”

O Partido Socialista vai a apresentar a proposta de revisão do conceito de família para que mais pessoas possam ficar isentas do pagamento das taxas moderadoras na saúde. O Governo previa isentar cerca de 7 milhões de portugueses e o antigo regime isentava 4,4 milhões de portugueses.

O Líder do PS pretende com esta nova proposta corrigir mais um erro do Governo, tornando mais justo o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde.

“O Governo errou também aqui e hoje, fruto da sua opção. Há menos portugueses que estão isentos do pagamento dessas taxas moderadoras, o que significa que têm mais dificuldades para poderem aceder aos cuidados de saúde”

Seguro argumentou que para o Partido Socialista não é indiferente se uma Família tem dependentes a cargo, mas “Para este Governo é precisamente igual o que é diferente. Trata da mesma forma uma família que tenha apenas duas pessoas a ganhar ou uma família que tenha duas pessoas a ganhar mas tenha três filhos”, criticou.

“Não se pode brincar com a saúde dos portugueses”

O Partido Socialista acredita que o Serviço Nacional de Saúde é um direito, não uma regalia e todos os Portugueses devem ter acesso ao mesmo, tenham ou não meios para pagar as Taxas Moderadoras.