Projeto ‘Porta Portugal’ arranca em Vilar Formoso
A governante, que presidiu à segunda reunião do Grupo de Trabalho para a Reabilitação e Revitalização da Zona de Fronteira de Vilar Formoso, explicou que “este é um projeto integrado com várias dimensões”, que pretende também fazer a “ligação da A25 a Vilar Formoso e Fontes de Onor”, em Espanha. Vai ser ainda aberto um “Espaço Cidadão, um Espaço Empresa e um museu ou centro de interpretação sobre os portugueses no mundo”, perto do posto de turismo de Vilar Formoso.
“Também é fundamental atrairmos empresas para este território” e “envolvermos os privados neste projeto integrado”, para que Vilar Formoso se torne numa montra de Portugal e consiga fixar cada vez mais pessoas, sublinhou.
A ministra elogiou depois o “grande envolvimento da autarquia”, sem a qual não seria possível alcançar estas vertentes “infraestrutural, turística e cultural”, aliadas à vertente empresarial pretendida.
Ana Abrunhosa referiu que este projeto “faz todo o sentido no contexto das eurocidades”, revelando que “há o desejo de uma eurocidade que envolva Vilar Formoso, Almeida, Fontes de Onor e Cidade Rodrigo”.
Desta forma, seria possível desenvolver projetos conjuntos e o acesso a verbas específicas da União Europeia.
A ministra da Coesão Territorial apontou que todos os contributos que estes territórios tenham “vão ser valorizadores deste projeto integrado” da Porta Portugal.
Na reunião do Grupo de Trabalho participaram também os secretários de Estado do Turismo, Rita Marques, das Infraestruturas, Jorge Delgado, Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e da Valorização do Interior, Isabel Ferreira. Estiveram igualmente presentes o presidente da Câmara Municipal de Almeida, o alcaide de Fontes de Onor e o presidente da Junta de Freguesia de Vilar Formoso.
A próxima reunião de balanço do projeto Porta Portugal está agendada para março de 2020.