home

Projecto Baixo Mondego fica concluído no final da década

Projecto Baixo Mondego fica concluído no final da década

António Serrano, acredita que há “condições para concluir o empreendimento do Baixo Mondego” até final da segunda década deste século.

O projecto hidroagrícola do Baixo Mondego envolve 19 blocos de rega, equivalentes a cerca de 12.500 hectares, e já estão em funcionamento nove e “foram autorizadas as aberturas de três novos concursos” para outros tantos blocos, disse o ministro da agricultura.
Os processos relativos aos concursos, “mesmo correndo bem, demoram dois a três anos”, mas com a concretização daqueles três blocos “ficaremos com mais de 80 por cento do empreendimento concluído”, acrescentou António Serrano.
“Ainda ficam a faltar sete blocos”, reconheceu o governante, sublinhando, no entanto, que estes – equivalentes a menos de 20 por cento da área total do projecto – já começaram a “ser programados”.
Os 5700 hectares de área abrangida pelos nove blocos do empreendimento executados envolveram o emparcelamento de mais de quatro mil hectares, implicando cerca de 3600 agricultores.
A área concretizada do projecto do Baixo Mondego já exigiu um investimento da ordem dos 92 milhões de euros e os três blocos cujos concursos foram agora autorizados custam cercam de 40 milhões de euros.
O ministro da Agricultura prevê, por outro lado, que o projecto hidroagrícola no vale do Tejo, na região de Vila Franca de Xira, também fique concluído até final da década.
“O regadio é fundamental para desenvolver a nossa agricultura”, afirmou António Serrano, sublinhando que os dois outros grandes projectos de regadio, igualmente programados há várias décadas, são os empreendimentos da Cova da Beira (que ficou pronto este ano), e o de Alqueva, cuja conclusão está prevista para 2013.