home

Programa Valorizar reforçado com mais de 10 milhões de euros

Programa Valorizar reforçado com mais de 10 milhões de euros

O Governo vai reforçar o Programa Valorizar, de valorização e qualificação de projetos turísticos, com uma dotação orçamental, até final do ano, superior a 10 milhões de euros. O objetivo é dar continuidade a um instrumento de "sucesso" que já financiou 750 projetos com cerca de 100 milhões de euros.
Programa Valorizar reforçado com mais de 10 milhões de euros

“Temos a intenção de lançar uma nova ‘call’ (chamada) do Valorizar, com uma dotação orçamental específica que ainda não está definida, mas será superior a 10 milhões de euros”, revelou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, em Évora, no final da assinatura de protocolos com autarquias e agentes económicos, no âmbito do Programa.

A governante indicou que o objetivo é “continuar a trabalhar um programa que tem sido de sucesso”.

O Programa Valorizar foi criado em 2016, com o objetivo de promover a contínua qualificação do destino turístico Portugal, através, nomeadamente, da regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse turístico, e da valorização do património cultural e natural do país.

Esta terça-feira, em Évora, foram celebrados 24 contratos de financiamento, dos quais quatro dizem respeito à criação de áreas de serviço de autocaravanas nos concelhos de Alpiarça e Chamusca (Santarém) e Mora e Montemor-o-Novo (Évora). As futuras praias fluviais em Alandroal e Portel (Évora), um ecoparque em Cuba (Beja), o desenvolvimento de estações náuticas de Avis (Portalegre) e Moura (Beja), assim como a criação de duas unidades de enoturismo são outros dos projetos que vão ser apoiados.

Também vão receber apoios do Programa Valorizar os projetos de um centro interpretativo em Aljustrel (Beja), de divulgação da Tapeçaria de Portalegre, de um centro BTT em Gavião (Portalegre) e de recuperação da Quinta do Paço de Valverde, da Universidade de Évora.

Os projetos contratualizados representam um volume de investimento na ordem dos sete milhões de euros para um apoio público que ascende a mais de quatro milhões de euros.