home

Programa Renda Acessível

Programa Renda Acessível

A Câmara Municipal de Lisboa apresentou hoje o Programa Renda Acessível, que prevê o arrendamento de entre 5 mil a 7 mil fogos em diversas áreas da cidade, por valores significativamente abaixo dos que estão disponíveis no mercado, tendo os jovens como “destinatário primeiro”.
Podemos não controlar o vento, mas podemos controlar a direção das velas

“Um programa de oportunidades de habitação para todos”, foi como o presidente da autarquia, Fernando Medina, classificou a iniciativa, tendo destacado, ainda assim, os jovens como “destinatário primeiro” do programa, possibilitando-lhes condições acessíveis para que “possam viver na cidade de Lisboa”.

O Programa Renda Acessível destina-se a um vasto segmento de pessoas da classe média, podendo candidatar-se quem tenha rendimentos de 7.500 a 40 mil euros por ano e que não seja proprietário de imóveis. Os valores de arrendamento situam-se entre 250 euros por um T0, 350 euros por um T1 e 450 por um T2. Os contemplados serão escolhidos através de sorteio.

O município vai operacionalizar o programa através de parcerias com o sector privado, disponibilizando terrenos e edifícios que são sua propriedade e concessionando-os por um período de 35 anos, cabendo aos investidores privados a construção ou reabilitação para arrendar. No final do período de concessão, os imóveis serão devolvidos à autarquia.

No total, são 15 as áreas da cidade abrangidas pelo programa, como Benfica, Restelo, Vale de Santo António, Rua de São Lázaro ou na Rua Gomes Freire.

Os concursos de concessão vão ser lançados até ao final deste ano e a construção será realizada no “mínimo de tempo possível”, adiantou ainda Fernando Medina.

Clique na imagem para ver o vídeo.