Na edição deste ano será valorizada a parceria ou ligação com a comunidade educativa local, no âmbito do plano de recuperação de aprendizagens denominado por Plano 21/23 Escola+, destinando-se o investimento de 1,65 ME ao apoio de “projetos desportivos que fomentem o desporto para todos e a prática não formal, recreativa, intergeracional, não competitiva e não federada”.
“Pretende-se, com isto, aproximar as escolas da sua comunidade e, assim, potenciar a interação do aluno com valências exteriores, concorrendo de forma expressa para o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, através de dinâmicas de educação não formal”, acrescenta a tutela.
As candidaturas à 1ª fase do PNDpT 2022, destinada a clubes desportivos e associações promotoras de desporto, arrancam esta segunda-feira, 14 de fevereiro, e terminam no dia 25 de março. Já as candidaturas à 2ª fase, reservada a instituições do ensino superior e de ciência, abrem no dia 21 de fevereiro e terminam em 31 de março.
As instituições que no ano de 2022 obtenham o Selo Estudante-Atleta, cujas candidaturas se encontram a decorrer, poderão ver em 2023 as suas candidaturas ao PNDpT majoradas.
Desde o seu início, em 2014, o PNDpT já apoiou mais de 1.800 projetos, num investimento total que supera os 21 milhões de euros.
O PNDpT foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento Desporto para Todos e adota a definição consagrada na Carta Europeia do Desporto, do Conselho da Europa, na qual se entende por Desporto, todas as formas de atividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis.
Todas as informações e a forma de candidatura podem ser encontradas no portal do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude em Programa Nacional de Desporto para Todos.