home

Programa eleitoral socialista encara saúde como compromisso essencial

Programa eleitoral socialista encara saúde como compromisso essencial

José Sócrates anunciou, no final do Fórum Novas Fronteiras, dedicado ao tema da saúde, no Museu do Oriente, que, se formar de novo Governo, concluirá, até 2013, a rede nacional de cuidados continuados e estenderá o cheque dentista a todas as crianças dos quatro aos 16 anos.

Na sua intervenção, o secretário-geral do PS afirmou que o programa eleitoral socialista encara como um compromisso essencial a tarefa de completar a reforma das Unidades de Saúde Familiar, que deverá assim “universalizar-se” em todo o Serviço Nacional de Saúde: “a reforma que tínhamos prevista para os cuidados continuados, que deveria ser atingida em 2016, achamos que é possível cumpri-la em 2013. Isso significa duplicar o número de lugares que existe hoje – estão contratualizadas cerca de sete mil camas – para chegar às 15 mil”.

José Sócrates adiantou que, se o PS voltar a formar Governo, o programa cheque dentista – que actualmente apenas abrange as crianças com sete, dez e treze anos, num total de 200 mil – será generalizado nos próximos quatro anos: “queremos ampliar progressivamente esta cobertura, porque sabemos bem o impacto económico que este problema tem nas famílias portuguesas. O nosso compromisso é garantir até ao final da legislatura o acesso a cuidados de saúde oral de todas as crianças e todos os jovens dos quatro aos 16 anos”.