Programa Eleitoral
No que toca ao conteúdo, o Programa afirma que o caminho da competitividade e do crescimento não é o da baixa de salários e rendimentos. Essa via foi tentada pelo Governo PSD/CDS e falhou. A capacidade de inovar, crescer, criar riqueza e empregos depende antes de uma aposta certeira na qualificação dos portugueses e nos nossos recursos.
Por isso, o Programa do PS é focado na resolução dos problemas que temos de enfrentar para podermos ser competitivos e criar empregos e aponta medidas e caminhos precisos para o fazer. Identifica 1 desafio – criar um Estado Forte, Inteligente e Moderno – e 21 causas que teremos de enfrentar para ir à raiz dos nossos problemas. Por exemplo, é focado nas nossas qualificações, que são um fator essencial para podermos crescer no longo prazo. É focado no emprego e no combate à precariedade, no combate à pobreza e na luta contra as desigualdades, no regresso a agendas inovadoras como o SIMPLEX e as Novas Oportunidades, na procura de novas formas de financiar as nossas empresas e nos nossos valores progressistas de sempre.
Em suma, é um programa que resulta de novos processos e que é focado nos desafios e problemas que temos de encarar e dos quais depende a nossa competividade e a criação de emprego.”