home

Programa económico socialista propõe pacto entre Estado e PME

Programa económico socialista propõe pacto entre Estado e PME

José Sócrates apresentou, no Fórum  Novas Fronteiras, as prioridades do programa económico socialista para as próximas legislativas, onde propõe um pacto para a internacionalização das pequenas e médias empresas, promovido pelo Estado.

Ver Fotogaleria…

Partindo da necessidade de dar resposta à crise e de “modernizar o país”, com um programa assente “nos valores da esquerda democrática e do centro esquerda”, o primeiro-ministro defendeu que Portugal precisa de partidos que “não tenham medo nem preconceito relativamente à iniciativa do Estado”.

“O Estado tem um papel inestimável no sentido de promover a internacionalização das indústrias e empresas, em particular das pequenas e médias”, afirmou, acrescentando que a identificação de novos mercados é uma das tarefas em que o Estado pode ajudar.

O “pacto para a internacionalização” que propôs implica “uma concertação estratégica entre o Estado e o sector privado”, em particular nos sectores onde Portugal “é mais competitivo” como “turismo e madeiras” e também nos sectores tradicionais como os têxteis e o calçado.

José Sócrates defendeu que é preciso “juntar as empresas para lhes dar dimensão e escala” e “fazer programas para que o Estado as possa apoiar na tarefa de internacionalização. É com esse tecido de pequenas e médias empresas e com os empresários que gostam de correr riscos, é com esses que devemos fazer uma aliança e um pacto para a internacionalização da economia e para o aumento das nossas exportações”.