home

Programa “e.escolinha” vai distribuir 500 mil portáteis aos alunos do primeiro ciclo

Programa “e.escolinha” vai distribuir 500 mil portáteis aos alunos do primeiro ciclo

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou a distribuição de 500 mil computadores portáteis aos alunos do primeiro ciclo, no âmbito do novo programa “e.escolinha”. José Sócrates, que esteve presente na cerimónia de apresentação do primeiro computador portátil com acesso à Internet que será fabricado em Portugal, o computador “Magalhães”, reafirmou a intenção de que “o computador faça parte do material escolar de todas as escolas”.

Segundo o primeiro-ministro, o novo programa “e.escolinha”, que é baseado nos princípios do programa “e.escola”, irá abranger os alunos que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico. “O programa “e.escolinha” visa que todas as crianças tenham acesso ao computador Magalhães”, sublinhou José Sócrates.

Ainda segundo o primeiro-ministro, o computador Magalhães será gratuito para os alunos que estejam inscritos no primeiro escalão da acção social escolar e custará 20 euros para as crianças do segundo escalão da acção social escolar. Para os alunos que não são abrangidos pela acção social escolar, o computador Magalhães custará 50 euros. “É um computador de última geração tecnológica, pensado para as crianças”, acrescentou.

No final da cerimónia, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, explicou que serão as escolas a tomar a iniciativa de identificar os alunos interessados em aderir ao programa “e.escolinhas” e adiantou também que a extensão do programa “e.escolinhas” aos alunos do segundo ciclo poderá vir a ser equacionada pelo ministério da Educação.Os primeiros computadores Magalhães deverão ser entregues nas escolas já em Setembro.