Programa Cultura vai «fortalecer o investimento público necessário»
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que o Programa Cultura «é um mecanismo muito relevante que vai permitir alocar investimentos com uma dimensão importante para fortalecer o investimento público necessário na cultura».
Em Lisboa, na apresentação do programa que é apoiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants, a Ministra referiu que os investimentos visam promover o desenvolvimento social e económico, através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural em Portugal.
O Programa Cultura é financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants 2014-2021 em nove milhões de euros e conta com um investimento nacional de 1,45 milhões de euros, que serão aplicados em quatro áreas: Património Cultural (material e imaterial), Artes, Cinema e Arqueologia Subaquática.
Entre as parcelas de investimento, destacam-se os 4,39 milhões de euros que vão ser alocados à área do património cultural e os 3,27 milhões de euros reservados para as artes.
Graça Fonseca sublinhou que há «dois projetos muito importantes» que já estão em curso no quadro deste programa, destacando a deslocação do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática para «um destino onde possa crescer e fazer um trabalho mais aprofundado».
«Não basta recuperar e reabilitar os edifícios, mas é preciso também dotá-los das condições para os fazer funcionar, e assim será feito», acrescentou.
O Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, a Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, o embaixador da Noruega em Lisboa, Anders Erdal, e a responsável pela Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants Portugal, Susana Ramos, também estiveram presentes na cerimónia.