home

Programa Apoiar alargado a empresas que ainda não puderam retomar atividade

Programa Apoiar alargado a empresas que ainda não puderam retomar atividade

O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, adiantou esta quarta-feira, no Parlamento, que o programa Apoiar vai ser alargado às empresas que continuam encerradas desde o início da pandemia, como é o caso dos espaços de animação noturna.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
Pedro Siza Vieira

“O Governo decidiu que irá estender a aplicação do programa Apoiar para aquelas atividades que continuam impedidas de funcionar”, revelou o governante durante uma audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

O ministro referiu que o contexto de evolução da pandemia implica uma perspetiva “mais moderada” sobre alguns setores da economia, afetando sobretudo o turismo, sublinhando que as atividades que ainda permanecem encerradas, como os espaços de animação noturna, “provavelmente vão ter mais algumas semanas” antes de poderem retomar a atividade, o que justifica este estender do programa.

O programa Apoiar, recorde-se, fez chegar às empresas, até ao final do primeiro semestre, pagamentos superiores a 1,1 mil milhões de euros, correspondendo a cerca de 95% do financiamento atribuído, para apoiar os setores mais afetados pela Covid-19.

Consistindo num apoio de tesouraria, sob a forma de subsídio a fundo perdido, dirigido às empresas dos setores particularmente afetados pelas medidas excecionais aprovadas no contexto da pandemia, o programa Apoiar chegou a mais de 106 mil projetos, para mitigar o esforço das empresas e garantir a manutenção de postos de trabalho.

Já no âmbito da medida Apoiar Rendas, lançada em fevereiro, foram apoiados cerca de 25 mil projetos, correspondendo a mais de 66 milhões de euros de financiamento, dos quais foram já pagos cerca de 75%, devendo o remanescente ser processado até final do corrente mês.

Inserida no programa Apoiar, a medida Apoiar Rendas é um instrumento de apoio a fundo perdido à tesouraria das empresas que explorem negócio em espaço arrendado.

ARTIGOS RELACIONADOS