home

Programa alargado a um terço dos municípios até junho

Programa alargado a um terço dos municípios até junho

O Governo anunciou hoje o objetivo de alargar o programa de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários a cerca de um terço dos concelhos do país, até junho, prevendo que a medida possa já abranger perto de 60% dos municípios até final do ano.
Programa alargado a um terço dos municípios até junho

O anúncio foi feito no final da cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração entre várias dezenas de autarquias e as cinco Administrações Regionais de Saúde, que decorreu em Lisboa, no âmbito do programa “Saúde Oral Para Todos”.

“Temos neste momento cerca de 63 consultórios em 53 municípios, mas queremos chegar a todos os concelhos, próximos das pessoas”, acrescentou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

O ministro da Saúde, por sua vez, referiu-se à meta do Executivo em ter um consultório de médico dentista nos centros de saúde de todos os municípios do continente até 2020, como a concretização de “uma medida histórica” para o país, considerando também tratar-se de um “sinal muito positivo da descentralização”.

Adalberto Campos Fernandes salientou ainda que a medida permite manter o programa cheque-dentista, iniciado em 2008, mas também chegar “a uma população diferente, que é uma população mais pobre, mais idosa, com menos recursos”.

Portugal está “a dar o passo que faltava para entrar definitivamente no primeiro ‘ranking’ de países que cuidam da saúde global das pessoas e não apenas numa ótica estritamente curativa, mas também preventiva e cobrindo uma área tão importante como a da saúde oral”, afirmou, sublinhando o trabalho feito pelas comunidades locais e pelos autarcas na construção desta medida.

“É também um sinal muito positivo da descentralização, é um casamento de oportunidades, é uma aliança virtuosa entre o poder central e o poder local, onde juntamos esforços”, disse, assumindo a vontade do Governo em aprofundar estas parcerias.