home

Preservar e valorizar a Fortaleza de Peniche

Preservar e valorizar a Fortaleza de Peniche

A fortaleza de Peniche é um monumento nacional, integrante da nossa memória coletiva, que ao longo da história teve diferentes usos e vivências plenas de significado. Foi um lugar de repressão durante o Estado Novo, é, também por isso mesmo, um símbolo maior da resistência contra a Ditadura e da luta travada em nome da liberdade .

Opinião de:

O Desafio do Digital na Cultura (1)

Todos estamos empenhados na preservação e dignificação da Fortaleza de Peniche. Este é um objetivo comum. O Governo ao retirar a Fortaleza de Peniche do programa REVIVE não desistiu da Fortaleza e como disse o Sr. Ministro da Cultura “o que se fizer tem de respeitar, perpetuar e valorizar a memória da luta pela democracia.”

Assim, o grupo consultivo constituído pelo Governo tem como missão de apresentar, brevemente, uma proposta onde se contemplem os usos possíveis para a Fortaleza, no respeito pela preservação da memória da sua história, bem como a sua viabilidade económica.

Existe, hoje, um largo consenso entre a posição dos subscritores da petição “Forte de Peniche- Defesa da memória, resistência e luta”, a do Governo, a recomendação que Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) apresenta e as expetativas das populações, em particular as de Peniche.

O projeto de resolução apresentado pelo GPPS prevê a criação de um espaço museológico, de um memorial da resistência à Ditadura e de homenagem a todos os presos políticos detidos na Fortaleza de Peniche, bem com a dignificação do museu municipal com o objetivo de não apagar a memória e de potenciar a fruição cultural.

A preservação do património edificado da Fortaleza de Peniche e a valorização da memória histórica enquanto símbolo da resistência ao fascismo constitui-se, assim, como um imperativo nacional.