home

Presença do ministro das Infraestruturas demonstra compromisso do Governo para com os Açores

Presença do ministro das Infraestruturas demonstra compromisso do Governo para com os Açores

Vasco Cordeiro garantiu que o Governo da República, suportado pelo Partido Socialista, “esteve, está e estará empenhado na defesa dos Açores”, recordando que a história “demonstra a solidariedade que os Governos da República do PS sempre manifestaram com a Região”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
Vasco Cordeiro

O presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS falava no âmbito das jornadas parlamentares do PS, que decorreram esta semana, na ilha das Flores. No local, Vasco Cordeiro anunciou a visita, em breve, do ministro das Infraestruturas, João Galamba, à Região, adiantando que o governante visitará o porto de Ponta Delgada e o porto das Lajes das Flores, para acompanhar o ponto de situação das obras de reparação.

Esta infraestrutura portuária, vital para o abastecimento de mercadorias por via marítima à ilha das Flores foi destruída em 2019 pelo furacão Lorenzo, tendo a situação se agravado com a tempestade Efrain, em dezembro do ano passado, que ampliou os danos já extensivos do molhe de proteção, deixando a ponte cais praticamente desprotegida.

Para Vasco Cordeiro, a presença do ministro das Infraestruturas é “bem demonstrativa do empenho que o Governo da República demonstra com os Açores, do reconhecimento desta infraestrutura para a Região e para a ilha das Flores em concreto, e da sua vontade de ajudar à reconstrução deste porto”.

O líder parlamentar do PS alertou, porém, que “é fundamental que o Governo Regional faça a sua parte” e que “avance efetivamente com esta reconstrução porque a sua ausência está a deixar a ilha das Flores para trás”.

“Neste momento a ponte cais está mais exposta, mais vulnerável a novas tempestades e todo o tempo que perdemos na reconstrução do molhe de proteção faz perigar cada vez mais a ponte cais, que não foi desenhada para existir sem o molhe de proteção”, realçou Vasco Cordeiro, que salientou que “neste momento, nem sequer é conhecido o projeto daquilo que o Governo Regional pretende realizar no local”.

“O Governo da República demonstra empenho neste processo, mas é preciso que a Região execute rapidamente a sua parte, de forma a que a porção da ajuda financeira da República chegue aos Açores e ajude a restabelecer a normalidade no porto das Lajes das Flores”, finalizou o presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS, Vasco Cordeiro, que informou, igualmente, que o ministro das Infraestruturas reunirá com os responsáveis da Ana/Vinci no aeródromo das Flores e no aeroporto de Ponta Delgada.

ARTIGOS RELACIONADOS