home

Prémio Nobel da Paz valoriza o melhor do projeto europeu

Prémio Nobel da Paz valoriza o melhor do projeto europeu

O PS congratulou-se hoje com distinção da União Europeia com o Nobel da Paz, que “valoriza o melhor do projeto europeu”, e exorta, em tempo de crise, a instituição a “ir mais além na afirmação real e efetiva da solidariedade”.

O Comité Nobel anunciou hoje, em Oslo, a atribuição do Prémio Nobel da Paz 2012 à União Europeia, pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos.

Numa carta dirigida ao chefe interino da representação da Comissão Europeia em Portugal, Luís Sá Pessoa, o secretário nacional para as Relações Internacionais e Cooperação do PS, João Assunção Ribeiro, assinala que o galardão “reconhece e valoriza o melhor do projeto europeu”, a capacidade de união e construção de “um modelo de organização ímpar no mundo”.

O PS sustenta que a distinção “faz jus a mais de seis décadas de paz e reconciliação entre os povos da Europa”, realçando o “caminho” feito pela dignidade humana, igualdade, liberdade, assim como pelos direitos humanos, valores da democracia e pelo “respeito militante do Estado de Direito”.

A missiva sublinha que, em “tempos de incerteza e crise”, o prémio “insta a União Europeia, e todas as suas instituições e os seus respetivos protagonistas, a ir mais além na afirmação real e efetiva da solidariedade, exigindo-se, com urgência, um recentramento nos valores originários em torno da coesão, da prosperidade e do modelo social conquistado pelos cidadãos da Europa”.

O Partido Socialista lembra que a União Europeia e os seus Estados-membros “converteram um continente devastado e dividido pela Segunda Guerra Mundial [1939-1945] num espaço singular de paz, tolerância, prosperidade e união, com um modelo de bem-estar social que se tornou uma referência global”.