home

“Precisamos da vontade e da confiança de quem empreende”

“Precisamos da vontade e da confiança de quem empreende”

José Sócrates defendeu, em Famalicão, que “o país precisa de se inspirar nos bons exemplos empresariais (…) precisa da vontade e da confiança de quem empreende”.

Em visita à empresa Irmãos Vila Nova, que comercializa a marca Salsa, o primeiro ministro afirmou, “este é o exemplo de uma empresa que se internacionalizou num mercado tão exigente como o da moda, através de uma atitude de permanente exigência para manter um estatuto de sucesso no setor”.

Sócrates frisou que a sua deslocação à empresa serve, também, para “mostrar um governo próximo das pessoas e das empresas, próximo daqueles que não choram sobre o leite derramado, dos que todos os dias dão contributo para que a economia seja melhor e mais próspera”.

Lembrou que “muita coisa mudou” nos últimos cinco anos, nomeadamente na área da educação, lembrando que hoje 35 por cento dos jovens estudam nas universidades e que o país gastou 1,51 por cento do PIB em 2008 em atividades de Investigação e Desenvolvimento, quando em 2005 investia apenas 0,8 por cento, estando agora acima da média europeia com 7,2 investigadores por cada mil pessoas”.

O primeiro ministro acentuou que, em 2009, Portugal foi o primeiro da União Europeia no ranking do Governo eletrónico, que tem uma balança tecnológica positiva e evocou o facto de a Microsoft ter escolhido uma escola básica de Lamego como a mais evoluída tecnologicamente do mundo”.