home

Praça de Campolide devolvida às pessoas

Praça de Campolide devolvida às pessoas

É mais uma praça emblemática da cidade que fica, a partir de agora, transformada para a fruição dos lisboetas. Campolide celebrou a devolução da sua praça à fruição pedonal, num dia festivo com música, poesia, workshops, exposições e várias outras atividades.
FRAGILIDADES

“Mais um espaço que é devolvido às pessoas”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, sublinhando a “grande transformação” que está a ocorrer na capital no âmbito do programa “Uma Praça em Cada Bairro”, que conhece em Campolide mais uma etapa cumprida.

De acordo com o autarca socialista, as expressões culturais e festivas que puderam ser presenciadas neste dia, em Campolide, “ilustram bem esta mudança da forma de viver e estar na cidade, hoje cada vez mais uma cidade para as pessoas”.

“Este é o caminho a seguir e constitui uma das grandes marcas do mandato” prestes a terminar, disse ainda Fernando Medina, afirmando ser “fascinante” olhar à volta da obra terminada e “ver as centenas e centenas de pessoas que hoje aqui estão mas antes não podiam”, porque o espaço estava tomado por carros e com muitas “situações mal resolvidas do ponto de vista urbano”.

Também o presidente da junta de freguesia, André Couto, salientou que esta obra de requalificação permitiu colmatar a “falta de um polo aglutinador de pessoas, uma praça onde toda a gente se pudesse reunir e os avós pudessem levar os netos”, descrevendo este dia de festa em Campolide como “um convite, um ato que assinala a entrega da rua às pessoas”.

A intervenção na praça de Campolide permitiu transformar este espaço público, agora totalmente renovado e requalificado, que passa a contar com um parque infantil e um quiosque, sendo melhoradas as áreas de estadia e pedonais, com o aumento dos passeios e maior harmonia nos pavimentos, a par de um aumento da zona verde. Também o trânsito e o estacionamento sofreram melhorias, contemplando já os carris destinados à reativação da carreira de elétrico 24 (Campolide/Cais do Sodré), com estação terminal na praça.