home

Portugal vive “momento excecional” da economia

Portugal vive “momento excecional” da economia

O ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, realçou que Portugal vive hoje “um momento excecional” da sua economia, com o crescimento assente nas exportações e no investimento, mudanças estruturais que, como assinalou, relevam uma natureza duradoura.
Territórios de baixa densidade atraem investimento estrangeiro

Estas são “características muito distintas de outros momentos de entusiasmo anteriores, porque agora estamos assentes no crescimento das exportações” e no “crescimento do investimento”, afirmou o governante, intervindo no almoço/debate “Portugal: capitalização e investimento”, organizado pelo International Club of Portugal, em Lisboa.

“Julgo que estas mudanças são estruturais e não vão desaparecer de um momento para o outro”, prosseguiu o ministro, sublinhando que o esforço para o futuro do país passa por “assegurar que este movimento continua, que reforçamos o potencial produtivo, continuando a apoiar o investimento em setores de bens transacionáveis e apostando na qualificação dos portugueses”.

Pedro Siza Vieira advogou que se o país souber prosseguir este caminho, “talvez este processo de crescimento seja sustentável a longo prazo e possamos esperar que na próxima década continuamos a ter crescimento económico, criação de mais e melhor emprego, com mais coesão social no nosso país e também mais coesão territorial”.

Durante o debate que teve lugar, Pedro Siza Vieira teve ainda oportunidade de partilhar as suas impressões enquanto membro mais recente do Executivo, realçando o empenho e a convicção em prosseguir o trabalho pelos bons resultados do país.

“Encontro o Governo absolutamente focado nas tarefas que tem pela frente, muito motivado e muito consciente das responsabilidades que tem”, afirmou.