Portugal vive “momento excecional” da economia
Estas são “características muito distintas de outros momentos de entusiasmo anteriores, porque agora estamos assentes no crescimento das exportações” e no “crescimento do investimento”, afirmou o governante, intervindo no almoço/debate “Portugal: capitalização e investimento”, organizado pelo International Club of Portugal, em Lisboa.
“Julgo que estas mudanças são estruturais e não vão desaparecer de um momento para o outro”, prosseguiu o ministro, sublinhando que o esforço para o futuro do país passa por “assegurar que este movimento continua, que reforçamos o potencial produtivo, continuando a apoiar o investimento em setores de bens transacionáveis e apostando na qualificação dos portugueses”.
Pedro Siza Vieira advogou que se o país souber prosseguir este caminho, “talvez este processo de crescimento seja sustentável a longo prazo e possamos esperar que na próxima década continuamos a ter crescimento económico, criação de mais e melhor emprego, com mais coesão social no nosso país e também mais coesão territorial”.
Durante o debate que teve lugar, Pedro Siza Vieira teve ainda oportunidade de partilhar as suas impressões enquanto membro mais recente do Executivo, realçando o empenho e a convicção em prosseguir o trabalho pelos bons resultados do país.
“Encontro o Governo absolutamente focado nas tarefas que tem pela frente, muito motivado e muito consciente das responsabilidades que tem”, afirmou.