home

“Portugal tem posição marcante no desenvolvimento de energias renováveis”

“Portugal tem posição marcante no desenvolvimento de energias renováveis”

Carlos Zorrinho considerou, após a assinatura de um memorando de entendimento entre Portugal e Chile em matéria energética, que esta parceria traduz o reconhecimento da “posição marcante” que o nosso país tem mundialmente neste domínio.

“É o reconhecimento de que temos hoje uma posição no mundo que é marcante e de alguma maneira liderante”, sublinhou o secretário de Estado da Energia e Inovação, adiantando que este convénio se trata “de uma deliberação dos dois países para trabalharem em conjunto no desenvolvimento do sector das energias renováveis. Isso significa que o Chile reconhece que Portugal tem um trabalho importante de investigação, aplicação e desenvolvimento das energias renováveis. Somos, aliás, um dos países do mundo com maior componente de energias renováveis no nosso ´mix´ energético”.

Numa altura em que as autoridades chilenas procuram desenvolver este sector “encontram em Portugal um país com ´know-how´, dimensão e experiência que pode ser extremamente útil”, considerou Carlos Zorrinho, lembrando que para Portugal se trata, paralelamente, de “aprender com o desenvolvimento” das energias renováveis no Chile, “um país com uma dimensão física diferente, mas uma dimensão económica similar e que tem muito a ganhar com uma cooperação forte”.

“Haverá uma cooperação a todos os níveis do ponto de vista das plataformas de investigação, da cooperação entre técnicos, mas também certamente nas próximas missões empresariais a energia estará fortemente representada”, concluiu.