home

Portugal reforça aposta “do presente e do futuro” no crescimento da indústria aeroespacial

Portugal reforça aposta “do presente e do futuro” no crescimento da indústria aeroespacial

Desde 2017 que o Governo do PS definiu a indústria aeroespacial como um novo e importante ‘cluster’ a desenvolver no país. Hoje é um setor que representa mais de 18 mil postos de trabalho, distribuídos por cerca de 90 empresas espalhadas por diferentes polos do país, que gera um volume global de negócio que ronda 1.700 milhões de euros anuais.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

António Costa, Santo Tirso

O primeiro-ministro, António Costa, esteve esta manhã em Santo Tirso, no distrito do Porto, onde presidiu à inauguração de uma nova unidade industrial da área aeroespacial, do grupo da Airbus Atlantic Portugal, voltando a referir que o país mantém a “ambição de crescer nesta área”, lembrando, a propósito, a aprovação da “estratégia nacional para o espaço” com a criação da Agência Espacial Portuguesa.

O primeiro-ministro voltou a recordar o desafio que o Governo tem vindo a lançar desde há alguns anos ao mundo empresarial e ao sistema científico e tecnológico, para que se crie no país um consórcio que seja capaz de promover a criação de “projetos invocadores” na área industrial aeroespacial, lembrando que duas das agendas mobilizadores, que foram já aprovadas no âmbito do PRR, “centram-se, precisamente, no setor aeroespacial”.

Uma agenda que se relaciona com a “criação de uma constelação de microssatélites”, e uma segunda agenda que compreende “um sistema de gestão do tráfego no espaço”. O primeiro-ministro adiantou ainda que se tem vindo a verificar uma “crescente procura a todos os níveis na qualificação dos recursos humanos nesta área”.

A este propósito, referiu ainda que este ano na primeira fase de candidaturas ao ensino superior, foram as áreas das engenharias aeroespaciais as que tiveram um maior crescimento, sendo que o fenómeno se repetiu também ao nível do ensino secundário e profissional, com os estudantes destes graus de ensino a aumentarem exponencialmente.

Uma empresa com os olhos no futuro

A nova unidade da Airbus Atlantic Portugal, empresa especializada em componentes de aviões, que o primeiro-ministro foi hoje inaugurar em Santo Tirso, prevê contar já no próximo ano com 250 trabalhadores, segundo o presidente da empresa, Cédric Gautier, lembrando o responsável que o grupo tem atualmente perto de 130 trabalhadores na unidade que começou a construir em 2020.

Esta empresa, tal como foi recordado pelo seu presidente, produz em Portugal “secções de fuselagem frontal da família dos Airbus A320, painéis para a fuselagem frontal da família A350”, bem como “painéis e molduras para a porta de carga da família dos Airbus também do A320”.

Cédric Gautier deixou ainda a garantia de que a empresa conta, de futuro, avançar também com a construção de “todos os componentes para as secções 11,12 e 13/14 da família do Airbus A320”.

ARTIGOS RELACIONADOS