O primeiro-ministro, António Costa, esteve esta manhã em Santo Tirso, no distrito do Porto, onde presidiu à inauguração de uma nova unidade industrial da área aeroespacial, do grupo da Airbus Atlantic Portugal, voltando a referir que o país mantém a “ambição de crescer nesta área”, lembrando, a propósito, a aprovação da “estratégia nacional para o espaço” com a criação da Agência Espacial Portuguesa.
O primeiro-ministro voltou a recordar o desafio que o Governo tem vindo a lançar desde há alguns anos ao mundo empresarial e ao sistema científico e tecnológico, para que se crie no país um consórcio que seja capaz de promover a criação de “projetos invocadores” na área industrial aeroespacial, lembrando que duas das agendas mobilizadores, que foram já aprovadas no âmbito do PRR, “centram-se, precisamente, no setor aeroespacial”.
Uma agenda que se relaciona com a “criação de uma constelação de microssatélites”, e uma segunda agenda que compreende “um sistema de gestão do tráfego no espaço”. O primeiro-ministro adiantou ainda que se tem vindo a verificar uma “crescente procura a todos os níveis na qualificação dos recursos humanos nesta área”.
A este propósito, referiu ainda que este ano na primeira fase de candidaturas ao ensino superior, foram as áreas das engenharias aeroespaciais as que tiveram um maior crescimento, sendo que o fenómeno se repetiu também ao nível do ensino secundário e profissional, com os estudantes destes graus de ensino a aumentarem exponencialmente.
Uma empresa com os olhos no futuro
A nova unidade da Airbus Atlantic Portugal, empresa especializada em componentes de aviões, que o primeiro-ministro foi hoje inaugurar em Santo Tirso, prevê contar já no próximo ano com 250 trabalhadores, segundo o presidente da empresa, Cédric Gautier, lembrando o responsável que o grupo tem atualmente perto de 130 trabalhadores na unidade que começou a construir em 2020.
Esta empresa, tal como foi recordado pelo seu presidente, produz em Portugal “secções de fuselagem frontal da família dos Airbus A320, painéis para a fuselagem frontal da família A350”, bem como “painéis e molduras para a porta de carga da família dos Airbus também do A320”.
Cédric Gautier deixou ainda a garantia de que a empresa conta, de futuro, avançar também com a construção de “todos os componentes para as secções 11,12 e 13/14 da família do Airbus A320”.