home

Portugal precisa de mais um ano para consolidação das contas públicas

Portugal precisa de mais um ano para consolidação das contas públicas

António José Seguro, Secretário-geral do Partido Socialista defendeu, em entrevista à Reuters, que Portugal precisará de mais um ano para atingir as metas orçamentais estabelecidas pela `troika´ e que o país tem condições para se manter na zona euro.

“Tenho defendido que Portugal precisa de pelo menos mais um ano para levar a cabo uma consolidação das contas públicas saudável e inteligente”, afirmou Seguro, considerando “evidente que Portugal não pode suportar mais medidas” de austeridade, nem as famílias nem as empresas.

Se fosse primeiro-ministro, afirma, teria adotado igualmente medidas de austeridade “mas não com a força” com que têm sido aplicadas em Portugal.

“A política tem que mudar para dar prioridade ao emprego e ao crescimento, conciliando com a disciplina orçamental”

O líder socialista disse que, segundo as informações de que dispõe, Portugal têm todas as condições para se manter na zona euro caso a Grécia – para a qual defendeu uma solução global – abandone a moeda comum.

Para o secretário-geral do PS, a Europa deve adotar com urgência medidas para ajudar as economias mais frágeis, através da criação de `eurobonds´ e da mudança dos estatutos do Banco Central Europeu para permitir empréstimos diretos a países em dificuldades.

Leia aqui o artigo, em formato PDF