home

“Portugal obteve estes resultados pela aposta no conhecimento científico e pela aposta na …

“Portugal obteve estes resultados pela aposta no conhecimento científico e pela aposta na …

José Sócrates sustentou hoje que a subida de Portugal no ranking da inovação ao nível europeu se deveu às apostas dos seus governos na investigação científica e no setor da educação.

 

Ver vídeo…

José Sócrates falava no Centro de Congressos de Lisboa, no encerramento do “Encontro de Ensino Profissional: Qualificar para novos desafios no emprego”, que contou com as presenças de Isabel Alçada e Helena André.
Na sua intervenção, o líder do executivo referiu-se ao estudo divulgado pela Comissão Europeia, segundo o qual Portugal foi o país da União Europeia que mais cresceu no Ranking Europeu da Inovação, tendo nos últimos cinco anos um crescimento superior em dez por cento face à média da União Europeia.
“Este ranking fala de tudo, sobretudo das políticas do conhecimento. Portugal obteve estes resultados pela aposta no conhecimento científico e pela aposta na educação”, sustentou José Sócrates.
Na perspetiva de José Sócrates, nos últimos cinco anos “houve em Portugal um movimento que passou para toda a sociedade”.
“Houve uma definição de prioridades por parte de todos, Estado, famílias e empresas. Essa ideia de conhecimento, inovação e tecnologia foi seguida pelo país”, frisou ainda José Sócrates.
Registou-se “pela primeira vez na História educativa portuguesa um resultado que aponta para que se encontrem a estudar nas escolas 81 por cento dos jovens entre os 15 e os 19 anos”, afirmou.
“Isto quer dizer que atingimos a média dos países desenvolvidos em termos de participação dos jovens nas escolas. Este é o primeiro sinal de que as coisas estão a mudar e de que se podem fazer reformas em pouco tempo”, acrescentou.