home

“Portugal não vai baixar os braços, e o governo português não vai baixar os braços, o …

“Portugal não vai baixar os braços, e o governo português não vai baixar os braços, o …

José Sócrates considerou a colocação da dívida portuguesa hoje nos mercados de capitais “um sucesso, qualquer que seja o parâmetro pelo qual se analise”. O leilão de hoje foi “um sucesso na procura e um sucesso no preço, e isso é a melhor demonstração de confiança na economia portuguesa por parte dos mercados”, sublinhou José Sócrates.

Sócrates acrescentou que o resultado da operação de refinanciamento o deixou “muito satisfeito”, considerando-o “o reconhecimento por parte dos mercados de quer Portugal está a fazer o que deve”.
Lembrou depois que o comportamento da economia portuguesa em 2010 “foi sem dúvida surpreendente”, como já tinha sustentado na véspera, em Lisboa.
“Não só vamos ter um défice menor do que esperávamos, e uma redução do défice superior a dois pontos percentuais, como vamos ter um crescimento económico superior a 1,3 por cento”, disse o primeiro-ministro.
José Sócrates lembrou ainda, que a colocação da dívida a juros menores do que têm vigorado ultimamente em diversas maturidades é “a reação dos mercados à boa conduta do governo português de reduzir o défice e pôr as contas em ordem”, acrescentou.
“Portugal não vai baixar os braços, e o governo português não vai baixar os braços, o meu dever é estar ao lado de todos os portugueses que dão o seu melhor para a recuperação económica do país, e estou em Frankfurt para estar ao lado das empresas portuguesas”, disse José Sócrates.