Portugal na linha da frente do “Pacto Europeu para os Plásticos”
Além dos paíseseuropeus, fazem parte deste Pacto, mais de 70 grandes empresas que secomprometem em tornar as embalagens de plástico recicláveis e adaptadas àreutilização.
O “PactoEuropeu para os Plásticos” iniciado pelos governos de França, Holanda eDinamarca, entrará em vigor em 2025, criando uma visão comum de uma economia circular para o plástico.
Este Pacto tem metas ambiciosas em que se destacam:
– Redução dosprodutos e embalagens de plástico virgem em pelo menos 20%;
– Aumento dacapacidade de recolha, triagem e reciclagem de todos os plásticos usados emembalagens e produtos de uso único em pelo menos 25 pontos percentuais;
– Melhorar o uso deplásticos reciclados o máximo possível, com uma média de pelo menos 30% deplástico reciclado nos produtos e embalagens de plástico descartáveis;
– Tornarreutilizáveis todas as embalagens plásticas e produtos plásticos descartáveissempre que possível e, em todos os casos, recicláveis.
Como o primeiro pacto regional, o “Pacto Europeu paraos Plásticos” visa a criação de oportunidades que conduzam a açõesambiciosas, permitindo a cooperação em toda a cadeia de valor à escala europeiade modo a impulsionar o desenvolvimento de técnicas e abordagens maisinteligentes sobre este material.