home

Portugal mantém sinais de retoma económica

Portugal mantém sinais de retoma económica

A publicação The Fund for Peace no passado dia 21 de Junho, numa lista de 177 países, Portugal apresenta-se como o 16º menos incerto. A lista é liderada pela Noruega, seguida da Finlândia, Suécia e Suíça, sendo a Somália considerado o país mais problemático, seguida do Chad e Sudão.

No contexto da União Europeia, Portugal apresenta-se na 9ª posição à frente de países como Reino Unido, França, Alemanha ou Espanha. O índice está dividido em 12 grupos de indicadores na área social, económica e política.
Portugal apresenta-se em 8º lugar, no conjunto dos países da UE, na percentagem de ligações em fibra óptica em relação ao total de ligações à Banda Larga, continuando a destacar-se o Japão e a Coreia. Apresenta assim a 2ª maior taxa de penetração da União Europeia.

O crescimento do PIB para a economia portuguesa neste ano foi revisto em alta pelo Banco de Portugal (BdP), fixando-se agora nos 0,9%. A estimativa é superior à anterior previsão do BdP (que apontava para um crescimento de 0,4%) e mais optimista que a prevista pelo Governo (0,7%). No conjunto da União Europeia, Portugal registou o terceiro maior crescimento nesse trimestre (primeiros meses do ano, confirmado pelos dados do Eurostat, que reviu em alta o valor do crescimento do PIB para Portugal no primeiro trimestre de 1 para 1,1%.).
Nas Energias renováveis, Portugal encontra-se em 5º lugar da UE27 situando-se a mais do dobro acima da média da UE27 (10,3%). Suécia (44,4%) Finlândia (30,5%), Letónia (29,9%) e Áustria (28,5%) são os únicos países à frente de Portugal.
Economia Digital, Portugal está no grupo de 5 países da UE (Finlândia, a Espanha, a Eslovénia e a Hungria) que subiram no grau de preparação. O melhor desempenho do nosso país verifica-se na categoria que pretende medir o “ambiente legal”, na qual Portugal se posiciona no 8º lugar no contexto europeu, o que representa uma subida de 6 posições em relação à edição anterior. Numa lista global composta por 70 países e organizada segundo o grau de preparação dos cidadãos, empresas e Governo para a utilização das TIC e exploração das suas oportunidades, Portugal ocupa a 28ª posição, a mesma posição ocupada na edição anterior deste estudo. No contexto europeu, Portugal ocupa a 15ª posição.