home

Portugal leva migrações, segurança e defesa à cimeira europeia

Portugal leva migrações, segurança e defesa à cimeira europeia

As políticas europeias em matéria de migrações, segurança e defesa são “três ambições” que Portugal defenderá na agenda da cimeira europeia informal de Bratislava, revelou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

“A ambição para esta cimeira é que se encontre um percurso, que se encontre um calendário que possa responder às aspirações dos cidadãos europeus em matéria de liberdade, de segurança e de prosperidade”, afirmou a governante, na antevisão do encontro de sexta-feira.

Margarida Marques acentuou que para esta cimeira, que irá decorrer já sem a participação do Reino Unido, existe a ambição de discutir uma política europeia de migrações que responda à mobilidade das pessoas e, sobretudo, “a um diálogo com os países de origem e com os países de trânsito”.

Nesse sentido, defendeu, é necessário criar condições económicas e sociais para que os cidadãos possam ficar nos seus países, através do estabelecimento de um trabalho de parcerias, por parte da União Europeia, em conjunto com estes países.

A definição de uma estratégia global da União Europa em matéria de segurança e defesa, é também, de acordo com Margarida Marques, uma expetativa em relação à agenda do encontro informal dos líderes europeus.

“O que está em causa em primeiro lugar é definir a luta contra o terrorismo como uma prioridade da União Europeia”, sublinhou, considerando que essa é uma estratégia que terá de ser concretizada não só através da cooperação dos sistemas de informação e fronteiras, mas também “pelo esforço de inclusão social e pela promoção de programas de inclusão social designadamente para os jovens”.

“Temos a ambição que a União Europeia venha a realizar programas de regeneração urbana e programas de ação, sobretudo na periferia das cidades europeias”, afirmou a governante, referindo a proposta lançada por iniciativa do primeiro-ministro português e que foi já discutida no recente encontro de líderes dos países do sul da Europa, em Atenas.

Na agenda de Bratislava estará também a necessidade da promoção do investimento e de respostas concretas para o crescimento económico e o emprego, prioridades afirmadas por António Costa, no final da cimeira de Atenas.