Portugal ganha medalha de prata nas Olimpíadas da Ciência da UE
“O resultado dos alunos é motivo de orgulho e o reflexo de muito empenho e de muito trabalho de todos os envolvidos, que o Ministério da Educação felicita”, lê-se no comunicado da tutela. “Portugal volta a provar que é um país de Ciência”, acrescenta ainda o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues.
A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes do ensino secundário e pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes, que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.
A EUSO 2017 contou com a participação de 25 países, tendo Portugal participado pela nona vez, com duas equipas de três alunos cada.
A equipa premiada foi constituída por Diogo Miguel Ferreira Rodrigues (E.S. c/ 3.º ciclo do Castêlo da Maia), João Miguel Seixas e Sousa (Colégio Pedro Arrupe – Sacavém) e Marco António Ribeiro (Externato Delfim Ferreira, Riba D`Ave – Vila Nova de Famalicão), os jovens alunos portugueses que “alcançaram um lugar de topo nesta competição”, como destacou o Ministério da Educação.
A participação portuguesa no evento é assegurada, conjuntamente, pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.