home

Portugal exportou mais energia para Espanha

Portugal exportou mais energia para Espanha

José Sócrates, afirmou hoje que graças às energias eólica e hídrica, Portugal exportou mais energia para Espanha do que aquela que importou durante o ano passado.

“Na semana passada 75 por cento da energia produzida em Portugal teve como origem a água e o vento”, afirmou Sócrates, a propósito do que disse ser uma mudança profunda do sector da energia em Portugal.
José Sócrates, que falava no final da sessão de lançamento da “primeira pedra” da nova central hidroeléctrica Venda Nova III da EDP, uma instalação subterrânea que tira partido das albufeiras criadas pelas barragens de Venda Nova e Salamonde, em Vieira do Minho, referiu que “este surpreendente resultado” deve-se a uma orientação clara e de um caminho de como mudar as coisas no domínio da energia.
“Esta escolha deve estar também no coração da estratégia do país para combater a crise e para recuperar”, sublinhou Sócrates, afirmando que não há nada de que se orgulhe mais do que dizer aos portugueses de que “o essencial do investimento público dá mais emprego aos portugueses”.