home

“Portugal está em Moçambique com uma nova ambição”

“Portugal está em Moçambique com uma nova ambição”

José Sócrates afirmou que “Portugal está em Moçambique com uma nova ambição”. De visita a Moçambique, José Sócrates reforçou que tal ambição passa por “dar um novo impulso, um novo fôlego às relações políticas e económicas entre Portugal e Moçambique.

A partir de hoje, os dois países “vão encontrar-se uma vez por ano numa cimeira periódica em que serão debatidos todos os temas da cooperação”. Uma ideia partilhada pelo Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, que assinalou que esta visita “é um sinal inequívoco de apoio à prioridade nacional que é de luta contra a pobreza”, avançou José Sócrates.

Para o primeiro ministro, a ida a Moçambique, que durará até sexta feira, demonstra “o empenho português numa cooperação económica com Moçambique que proporcione o seu desenvolvimento e que coloque a nossa cooperação económica ao nível que nossa história nos exige”.

E por isso José Sócrates fez questão de frisar a vasta comitiva que se deslocou a Moçambique: “nove membros do Governo, dezenas de dirigentes da administração pública e 55 empresários com vontade de dar um sinal claro ao povo moçambicano”.

Um sinal que Armando Guebuza agradeceu e referiu que “os acordos que acabam de ser aprovados apontam para a constituição de actividades que vão contribuir de grande maneira para o combate contra a pobreza em Moçambique”.

Para José Sócrates, o “passo histórico” de hoje “só foi possível depois de se ter removido vários problemas políticos que se interpunham na relação entre os dois países”, como a barragem de Cahora Bassa.

Os governos de Portugal e de Moçambique assinaram hoje oito acordos bilaterais nas áreas da cooperação técnico-militar, alterações climáticas, energias renováveis, transportes e comunicações, assim como nos sectores da educação e cultura.