home

Portugal empenhado na luta contra as alterações climáticas

Portugal empenhado na luta contra as alterações climáticas

Na Cimeira mundial sobre o Clima, em Copenhaga, José Sócrates sublinhou o empenho de Portugal na luta contra as alterações climáticas e frisou que no jogo sobre o futuro do ambiente no mundo não haverá ao mesmo tempo vencedores e derrotados.
 
“Vamos fazer desta cimeira uma vitória”, assim concluiu José Sócrates no seu discurso na cimeira mundial sobre o clima em Copenhaga.

No discurso, o primeiro-ministro recusou a visão de que a questão das alterações climáticas seja “um problema entre nações pobres e ricas”.

“Neste jogo não há ao mesmo tempo vencedores e derrotados. Neste jogo só haverá ou vencedores ou todos derrotados. Vamos fazer desta cimeira uma vitória”, advertiu José Sócrates.

Na sua intervenção, o líder do executivo fez a defesa da política ambiental e diplomática da União Europeia na luta contra as alterações climáticas e referiu que Portugal se encontra “profundamente empenhado” no cumprimento dos objectivos de sustentabilidade mundial.

“Acreditamos que é possível que as economias cresçam de forma mais eficiente, mais inteligente e mais limpa; acreditamos nos benefícios da inovação na transição para baixas emissões de carbono; acreditamos que é possível um espírito de acordo internacional de cooperação e solidariedade”, afirmou.

Neste contexto, Sócrates salientou que Portugal tem os objectivos ambientais e a eficiência energética entre as suas principais prioridades políticas.

“Estamos a crescer rapidamente nas energias renováveis – ar, solar e hídrica – e estamos na linha da frente na promoção e criação de uma rede integrada para carros eléctricos. Estamos a antecipar a economia de futuro, com a certeza que Portugal não passará ao lado na revolução energética que temos pela frente”, sustentou o líder do executivo português.

José Sócrates admite que os resultados das estratégias ambientais de Portugal começam a ser visíveis, já que o país, “entre 57 países industrializados, de acordo com um estudo independente, ocupa a 12ª posição em termos de melhores políticas contra as alterações climáticas”.